III Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos
Inovação:
na Ciência,
confiamos!
On-line
22 a 25 de setembro de 2021
On-line
22 a 25 de setembro de 2021
A terceira edição do Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos – SINT está centrada na temática ‘Inovação: na Ciência, confiamos!’. No livro ‘Capitalismo, socialismo e democracia’, publicado em 1942, o economista austríaco Joseph Alois Schumpeter associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, a partir da sua capacidade de gerar novas ideias e de realizá-las. A inovação, por sua vez, traduz a implementação de soluções mercadológicas, sociais ou organizacionais e deriva da ciência. Assim, ciência forte, economia forte. O evento acontece entre os dias 22 a 25 de setembro de 2021, em Natal-RN, em edição on-line.
A conectividade de conhecimentos, inquietações e ideias viabiliza um ambiente criativo que gera inovação. É dentro desse conceito que o SINT objetiva configurar-se como espaço de conexão de inovadores, de todas as vertentes, para difundir a cultura da inovação de forma plural e interdisciplinar.
Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação – PPgCTI, o evento visa promover um canal de conectividade entre pesquisadores, de todas as áreas de conhecimento, que tenham a inovação e os negócios tecnológicos.
Graduada em Administração Empresarial e Negócios, Mestre em Administração e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. É professora dos Programas de Pós Graduação de Economia e de Biotecnociência da Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordenadora da FAPESP (Pesquisa para Inovação). Líder do Grupo de Estudos Avançados em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação - GEACTI/CNPq e do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação - LabEI/CNPq. Em sua trajetória de pesquisa, tem se dedicado ao estudo de temas de Economia e Gestão de tecnologia e inovação, Estratégias empresariais e Empreendedorismo Hard Science...
Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Lisboa e tem mais de 30 anos de investigação e docência em várias áreas de Engenharia. É Professor Associado em Desenvolvimento de Produto em Engenharia na Singapore University of Technology and Design, e é membro ativo da PDMA, ASEE, ASME, ASTM International, INCOSE, DS, DRS e SPEE. É também o Diretor do Programa de Mestrado em Inovação pelo Design, membro da comissão executiva da Design Business Chamber Singapore, e do Comité de Estandardização de Produção em Singapura.
Analista do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI e Professor do PROFNIT, pólo UNB/CDT. A sua trajetória registra coordenação de unidades de pesquisa; supervisão de contratos de gestão; avaliação de programas e projetos de CT&I; captação de recursos do FNDCT; desenvolvimento do Marco Legal da Política de CT&I; planejamento ministerial e governança das entidades vinculadas; gestão de instrumentos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da SETEC/MCTIC. Atualmente, atua na Diretoria de Estruturas de Financiamento e Custeio de Projetos da Secretaria de Planejamento do MCTI.
+ 20 anos de experiência em Sistemas de Automatização Industrial. + 8 anos sendo Diretor de Curso do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Universidade do Minho (UM) – Portugal. Correntemente, Diretor e Responsável pelo Laboratório de Automação do Dep. Eng. Mecânica da Univ. do Minho. Áreas chave de ensino e investigação: Sensores e Atuadores; Aquisição e Processamento de Dados; Projeto de Sistemas Mecatrónicos; Programação de Controladores; Modelação e Simulação de Sistemas Automatizados.
Marcelo Knobel foi o 12º Reitor da Universidade de Campinas (Unicamp), no Brasil, onde é Professor Titular de Física. Ocupou outros cargos de liderança, entre eles: Diretor Executivo do Museu de Ciência Exploratória da Unicamp, Pró-Reitor de Graduação, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física e Diretor Executivo do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Knobel já publicou mais de 300 artigos científicos, além de diversos artigos de opinião em jornais e revistas nacionais e internacionais. É editor-chefe do Journal of Magnetism and Magnetic Materials (Elsevier). Knobel é um Eisenhower Fellow (2007), Fellow of the John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e Lemann Fellow (2015). É Membro do Conselho Deliberativo do Observatório Magna Charta.
Graduado em Economia pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Cambridge UK e Columbia NY. Foi economista chefe, gestor de fundos e CEO em instituições do mercado financeiro em São Paulo. É professor de economia na FGV-SP desde 2002. Brasil, uma economia que não aprende é seu último livro.
Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN (2018-2022); co-fundadora e membro do Conselho Deliberativo da Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados (inPACTA) da UFRN. Criadora da metodologia Sci2Biz (da Ciência aos Negócios Tecnológicos) para a disseminação da Cultura da Inovação. A sua pesquisa é centrada na área dos negócios tecnológicos, com especial enfoque na cultura e nos ecossistemas da inovação, destacando os temas: engenharia económica; tríplice hélice; criatividade, comunicação e conectividade.
Graduação em Medicina Veterinária (1996) e mestrado em Produção Animal (1999) pela UFRPE; doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP (2003). Publicou trabalhos em periódicos indexados e anais de eventos na áreas de forragicultura, sistemas de produção agrícolas e inovação. Atualmente, é professor da UFRN nas áreas de Economia e Administração Rural e Inovação Tecnológica, nos cursos de Zootecnia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Conheça oDoutor e mestre pelo Centro de Informática da UFPE. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da ECT/UFRN e Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem de Máquina, Ciência de Dados Educacionais, Robótica Educacional e Indústria 4.0.
Conheça oMestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Gestão de Processos e em Gestão de Projetos pela UFRN, formado em Redes de Computadores pela Estácio do RN, membro do grupo de Pesquisa Estudos Organizacionais em Gestão de Projetos e do Grupo de Pesquisa em Indústria 4.0 pela UFRN. Co-fundador da Iazze - empresa de tecnologia com foco em assistentes virtuais com inteligência artificial. Atualmente trabalha como analista de desenvolvimento de sistemas no Instituto Internacional de Física da UFRN. Certificações: Scrum (SFPC) pela CertiProf e (SFC) pela Scrum Study; Life Cycle Canvas – LCCA+, LCCP.
Conheça o